quinta-feira, 13 de novembro de 2014

ETERNAMENTE JOVEM


Hoje, caminhando, como faço todos os dias, cedinho pela manhã, passei por jovens, moças e rapazes que se dirigiam a escola, e vi em seus sorrisos, em sua alegria e em seu frescor, uma áurea que já tive um dia. Não sei porque fui arrebatado a lembrar de como eu era por esse tempo - sonhador, disposto, para mim tudo era um desafio a ser vencido, havia mais vida em minhas atitudes, havia mais contentamento. Contemplava o chão que estava a minha frente dando passos mais largos do que poderia alcançar, vivendo o presente, não havia ainda o desejo de ganhar o mundo ou planejar o futuro. As obrigações eram as de casa e simplesmente estudar, não mais que isso.
Meus dias passaram com uma rapidez que só notamos quando viramos adultos, mas ainda guardo alguma coisa daquele tempo, só não vejo como empregá-la nos dias atuais.
Ah! A juventude é algo realmente maravilhoso, pois a cada dia você descobre coisas novas e não tem ainda a desilusão da realidade catastrófica que a vida adulta impões a seus sonhos.
Senti o perfume dos verdes anos da adolescência e fiz o resto do meu trajeto, olhando as mesmas paisagens de todos os dias por um olhar juvenil, um olhar renovado, mas ainda assim, conectado com o meu mundo cheio de responsabilidades e defeitos.
Não é você que mata o jovem dentro de si, o tempo é que o muda e te transforma em outro ser, que passa a podar e direcionar as atitudes de seus filhos exatamente como seus pais faziam com você.
Quero ter e dar mais tempo para meus filhos, ouvir suas histórias, seu dia a dia na escola, suas aspirações e seus sonhos. Não tive nada disso, por isso, para mim é crucial que isto não lhes falte, para que eles sintam que seu pai está com eles, e que minha presença lhes seja agradável. Que me vejam como amigo e que nossa relação possa lhes dar segurança, enquanto eles me renovam as forças para que eu me sinta cada dia mais jovem, pois assim sendo, posso compreendê-los melhor.
O corpo e a mente envelheceram, mas há certas coisas que no coração nunca mudam, a alegria de ter um espírito eternamente jovem é uma delas.

Nenhum comentário: